Custom Search

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Momento aleatório: pelos caminhos do Brasil [1]


Não-Me-Toque (Rio Grande do Sul) :
O município fica localizado no planalto médio do Rio Grande do Sul, na microrregião do Alto Jacuí, com uma área territorial de 365,5 km². Foram os portugueses que chegaram primeiro por lá, vindo estalar suas fazendas de vastos territórios. Ao final do século XIX as grandes extensões de terras, no território sulino, ficaram quase inexploradas e tornaram-se um atrativo para os imigrantes alemães que, a partir de 1824 chegaram nesta região. Em 1949, chegaram às primeiras famílias de holandeses e por este fato Não-Me-Toque é considerado o berço da imigração holandesa no Rio Grande do Sul.
A Lei N° 2.555, de 18 de dezembro de 1954, respaldada nos resultados do plebiscito criava o município de Não-Me-Toque.
Os habitantes são caracterizados por cabelos loiros, pele e olhos claros, e sotaque nitidamente estrangeiro, que são características marcantes dos holandeses, alemães e italianos, que se misturaram às raízes deixadas pelos portugueses.
É produtor de soja, milho, cevada, trigo, aveia, leite, suínos e peixes.

Entre as várias origens do nome "Não-Me-Toque" estão:
  • Um arbusto de tronco curto e recorto de espinhos, popularmente conhecido como "Não-Me-Toque", de nome científico Dasyphyllum spinescens (Less.) Cabrera, muito abundante na região na época da colonização italo-germânica. (A mais bela planta encontrada na região, por isso o nome a homenageá-la)
  • A expressão "não me toque nestas terras", ou "não me toque daqui" ditas por um fazendeiro português, referindo-se à sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer. (Verbo tocar sendo utilizado como "chutar", "colocar para fora", "dar um pé na bunda")
    Em 09 de dezembro de 1971, Não-Me-Toque, passa a chamar-se Campo Real. Reações contrárias chegaram através da Lei 6.601 de 27 de setembro de 1973, graças ao grande apego dos habitantes locais ao excêntrico nome "Não-Me-Toque" que expressa todo o valor acolhedor que brota dessa gente, realizando um plebiscito favorável ao nome de Não-Me-Toque, então em 27 de dezembro de 1976 é assinada a lei que determinou a volta do nome Não-Me-Toque.
by: coxão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...