Custom Search
terça-feira, 13 de abril de 2010
Segurar Vela?
A expressão "segurar vela" é completamente famosa em qualquer grupo social. Mas o que tem a ver "segurar vela" com o fato de ficar de bobeira enquanto um amigo(a) tá ali de boa e você, pobre solteiro, se matém gentilmente ao lado para fazer uma adorável companhia ao casal?
Para você que não aguenta mais sofrer com essa dúvida, nós temos a resposta, que curiosamente nos remete à um fato histórico interessantíssimo: segurar vela já foi profissão.
Há muito tempo a falta de lanternas ou lâmpadas de longa duração era um problema para se realizar alguma tarefa em locais mal iluminados, sendo assim as velas eram completamente úteis na resolução do problema de busca pela claridade. No período medieval, os aprendizes de algum ofício costumavam segurar a vela e enquanto auxiliavam na iluminação do lugar, aprendiam o que tinham que aprender. A tarefa foi se popularizando e em alguns teatros e estabelecimentos noturnos era comum notar a presença de garotos que eram pagos para para manter as velas acesas. Mas o sentido que essa expressão tem hoje se deve aos nobres e burgueses da França, que tinham o interessante costume de eleger um criado para ficar de costas segurando a vela enquando o patrão tinha suas relações sexuais.
Pois é, para você que é solteiro e não ganha nada com isso, nem nunca assinou carteira, não se revolte. Só a título de informação: essa profissão já foi banida. Mas a tarefa pode continuar sendo realizada de bom grado. Ou não.
Por: Coxão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário