Custom Search

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A verdade por trás da Gina dos Palitos Roliços de Madeira







Sim, internautas, esta loira da foto é a modelo que ilustra a embalagem dos palitos Gina. O tempo passou um pouquinho, mas nossa eterna companheira de porções de salame, provolone e batatinha frita permanece irradiando bom humor. O nome da moça? Pois é, ela não se chama Regina. Zofia Burk é a graça desta polonesa que chegou ao Brasil com 5 anos de idade. Aos 16, ingressou na carreira de modelo, profissão que seguiu até os 32. De lá pra cá, foi agente de turismo e, até um mês atrás, era diretora de marketing na área de seguros na Cedicard em São Paulo. Prepare o chope, a porção de mandioquinha frita e alguns palitinhos... Aí vai a entrevista!

As pessoas ainda te reconhecem?

Como ainda uso franja e cabelo comprido, tem gente que reconhece, sim. Falam: "eu te conheço de algum lugar. Ah, já sei, você é parecida com a Renata Sorrah!" (risos). "Ser" a Gina não é algo importante pra mim, mas vejo que isso é importante para as pessoas. Quando eu trabalhava na Credicard, toda vez que chegava um funcionário novo me apresentavam como a "moça dos palitos".
Seus amigos te chamam de Gina?

Não, só quem não me conhece direito. Especialmente pessoas mais humildes, quando descobrem que sou eu a modelo da foto, me chamam de Regina (risos). Mas entre os meus amigos isso já não é mais novidade.

Como aconteceu este trabalho?
Fiz esta foto em 75 e ela começou a ser veiculada em 76. Não conheço a fábrica, não tenho nenhuma relação com a Rela (fabricante dos palitos). Na época, nem sabia que a foto era para aparecer na caixa. Achei que fosse para um display de supermercado. Nem me maquiar direito eu me maquiei...
O cachê foi bom?
Normal. Na média da época.

Você ainda recebe pela utilização de sua imagem?
Nunca recebi! Fizeram uma coisa muito bem-feita no contrato. Assinei cedendo minha imagem por tempo indeterminado. Mas eles usam hoje minha imagem como marca, e não dei autorização para isso.

Já procurou resolver a questão na Justiça?
Procurei há uns 2 ou 3 anos. Peguei os melhores advogados do Brasil, que custariam caríssimo, e perguntei quais eram minhas chances. Me disseram: 50%. Aí eu não quis continuar.

Como foi o início da sua carreira?

Comecei aos 16 anos, em 1942. Fazia feiras em lugares como o Ibirapuera. Como falava vários idiomas (coisa pouca: inglês, espanhol, francês, italiano, hebraico, alemão e mais um dialeto judeu. E nem por isso esnoba como faz o Jô Soares), era sempre solicitada. Na época, modelo era uma profissão um tanto discriminada.

Você já posou nua?

Fui uma das primeiras a posar nua! Foi para um calendário de 66, para a Willis do Brasil (montadora de jipes). Fiz também uma foto "Adão e Eva". Mas não foram trabalhos vulgares, era uma nudez lateral, não aparecia nada. (Ainda bem que a garota Sukita ficou famosa nestes tempos mais modernos...)

Que trabalhos legais você fez como modelo?

Desfilei para o Clodovil, foi ótimo! Ele era bárbaro, inteligentíssimo. Adorava desfilar para ele.

Você tem os produtos Gina em sua casa?

Não uso palito de dentes, mas tenho para servir os canapés. Tinha pregadores de roupa de madeira da marca, mas joguei fora porque os de plástico são muito melhores (risos).



Caro leitor, todo o sorriso e a felicidade daquela moça de franjinha que nos olha da pratileira do supermercado é uma farça. A pobre moça foi enganada e hoje tem seu retrato sendo furado por milhares de brasileiros entediados. Uma imagem vendida por um contrato enganoso, se bem que eu acredito que ela não o tenha lido adequadamente, afinal a cor do seu cabelo não nega. Mesmo assim usaram de má fé e fizeram um contrato que qualquer loira da década de 70 seria incapaz de interpretar. O fato é que a pobre Zofia foi enganada e hoje sofre por não ter recibido nada, apenas um cachê por uma foto de anúncio e não o que merecia por ter tornado-se uma marca. Ajudem-na, usem fio dental e prendedores de plástico.



A "Gina" agradece


Por : Granulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...