O entusiasmo de uma boa descoberta é motivação suficiente para alguns coletadores urbanos, geralmente os freegans são impulsionados por suas crenças no anticonsumismo. Ainda que o freeganismo não seja uma organização oficial, um site, o freegan.info, serve como centro do movimento. Muitos freegans usam-no para se encontrar com outros coletadores e aprender a procurar por alimentos. O site anuncia aulas e locais de pilhagem e resume para os novatos a filosofia por trás do freeganismo.
Os freegans acreditam que o consumismo destrói o ambiente e degrada a sociedade. Eles acreditam que o desmatamento, as fazendas criadoras de animais para a indústria e as práticas de trabalho injustas são um resultado natural de uma cultura centrada no lucro. Mais importante de tudo, eles acreditam que trabalhar e comprar dá uma aprovação implícita ao capitalismo e a seus, às vezes, desagradáveis efeitos colaterais.Sendo assim, os freegans preferem não comprar. Eles resistem às atualizações eletrônicas e às mudanças na moda. Eles consertam o que já possuem. Eles fazem trocas entre si. Eles andam em busca do que precisam. E como a maioria das sociedades industrializadas produz muito lixo, os freegans geralmente podem passar bem confortavelmente com apenas alguma compra ocasional.
uma abundância de alimento |
É claro que quando você pilha toda suaalimentação, evita comprar roupas, móveis e eletrônicos e talvez até ocupe uma propriedade abandonada, tem poucas despesas. Com a dependência financeira reduzida, os freegans podem escolher empregos que se harmonizem com crenças sociais e ecológicas do freeganismo. Geralmente eles acreditam que podem trabalhar menos e, às vezes, não trabalhar de forma nenhuma. Os freegans, porém, são rápidos em dizer que não são preguiçosos. Muitos usam seu tempo livre para atuar como voluntários, fazer campanha em prol de questões relacionadas a animais de estimação, realizar workshops sobre reparos e, é claro, procurar comida.
Os freegans também acreditam que a sociedade depende excessivamente do petróleo. Alguns freegans convertem seus carros para funcionar com biodiesel. Outros caminham ou andam de bicicleta quando possível. O site Freegan.info até sugere caronas em carros e trens, duas alternativas não convencionais para as soluções de transporte verde padrão aos carros híbridos e às compensações de carbono.
Os freegans imaginam um futuro simples, de pequenas economias no qual as pessoas trabalhem menos e passem mais tempo juntas. Alguns até esperam pelo retorno a um estado pré-agrícola, acreditando que as culturas reunidas são a epítome da civilização.
Com tantos objetivos sublimes, como os freegans realmente vivem? Na próxima seção, aprenderemos sobre as técnicas da coleta urbana e o freeganismo na prática.
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/freegan1.htm
by Pipoca
Nenhum comentário:
Postar um comentário